quinta-feira , 15 janeiro 2026
Início Brasil Abstenção no Enem 2025 fica em 27%, e ministro destaca tranquilidade na aplicação
Brasil

Abstenção no Enem 2025 fica em 27%, e ministro destaca tranquilidade na aplicação

58

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma abstenção de 27%, taxa semelhante à do ano anterior, que foi de 26,6%, e inferior às de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos, e o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a abstenção manteve a média histórica, com um aumento no número de participantes efetivos. Em declaração na noite de domingo (9), ele destacou que o processo ocorreu de forma tranquila, apesar de 3.240 eliminações por irregularidades, como desobediência a fiscais, uso de materiais impressos, saída indevida dos assentos, porte de equipamentos eletrônicos ou remoção do caderno de questões antes do horário permitido. O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com o envolvimento de mais de 300 mil pessoas em apoio logístico. O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na próxima quinta-feira (13).

As provas deste domingo abrangeram 90 questões de múltipla escolha nas áreas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além da redação. O tema da redação, focado nas perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira, foi defendido pelo ministro Camilo Santana como atual e relevante, especialmente diante da inversão da curva etária no país, com aumento da população idosa. Professores consultados pela Agência Brasil apontaram que o tema estimula debates sobre violações de direitos e etarismo, o preconceito por idade. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, elogiou a prova como “linda” e “maravilhosa”, alinhada às referências curriculares e representativa da educação básica.

O segundo dia de provas está marcado para o próximo domingo (16), com conteúdos de ciências da natureza e matemática. Casos de reaplicação foram agendados para 16 e 17 de dezembro, incluindo estudantes de cidades paranaenses afetadas por um tornado. Além de avaliar o ensino médio, o Enem serve como principal acesso a universidades públicas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Conteúdos relacionados

Brasil

Natal nas ruas de São Paulo: o almoço solidário que revela a face da desigualdade

Na tarde de 25 de dezembro de 2025, a Casa de Oração...

Brasil

Motos superam carros em popularidade em 16 estados brasileiros

As vendas de motocicletas estão em ascensão no Brasil, tornando-as o veículo...

Brasil

Correio lança canal no WhatsApp para entrega diária de notícias

O jornal Correio anunciou uma nova forma de distribuição de conteúdo informativo,...

Brasil

Filhote perdido em Santos retorna à família após sete dias e com tosa inesperada

A família de Fluffy, um shih tzu de quatro meses, finalmente pôde...