A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) se prepara para uma intensa semana de votações, com mais de 450 projetos na pauta para terça-feira (16) e quarta-feira (17), antes do recesso parlamentar. O foco recente tem sido a prisão do presidente Rodrigo Bacellar (União), detido no dia 3 por suspeita de vazar informações sigilosas da Operação Zargun, que envolveu a prisão do ex-deputado TH Joias, ligado ao Comando Vermelho. Bacellar foi solto no dia 9 após votação na Alerj, com 42 votos favoráveis à revogação da prisão, 21 contra e 2 abstenções. A decisão foi acatada pelo STF, mas com medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, incluindo afastamento da presidência, uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana, proibição de contato com investigados, entrega de passaportes e suspensão de porte de arma.
Com Bacellar afastado, o vice-presidente Guilherme Delaroli (PL) assume a condução das sessões. A pauta inclui debates cruciais, como a autorização para o governo do Rio aderir ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas Estaduais (Propag), que visa aliviar o débito estadual com a União, e a análise da Lei Orçamentária Anual de 2026, que depende da avaliação de mais de 2.500 emendas pela Comissão de Orçamento no dia 16. Na terça-feira, antes da plenária às 15h, líderes partidários se reúnem às 13h para negociar acordos e agilizar os processos. Já na quarta-feira, estão previstos 24 vetos do governador Claudio Castro a projetos de lei, além das prestações de contas do governador para 2022 e 2023, que estavam pendentes.
Em meio a tensões pós-votação, deputados de esquerda que defenderam a manutenção da prisão de Bacellar acusaram aliados dele de obstruir sessões como retaliação, o que atrasou a pauta recente. Agora, mais de 400 projetos de homenagens dominam a lista, fruto de um acordo anterior para honrarias a serem entregues em 2026, ano eleitoral. Essa maratona reflete o esforço para avançar agendas pendentes, apesar das controvérsias envolvendo a liderança da Casa.