A Caesb e o GDF avançam na regularização das ligações de água na Fercal, mas os problemas acumulados de irregularidades e perdas hídricas continuam a pressionar os moradores do Distrito Federal. As novas regras substituem multas por advertências conforme normas da Adasa, estabelecem teto para consumo retroativo e permitem parcelamento em até 36 meses, com redução de 50% para usuários da Tarifa Social. Apesar dessas mudanças, a iniciativa revela a extensão dos danos causados por anos de conexões clandestinas e desperdício.
Regras para conter cobranças abusivas
A companhia criou um ponto de atendimento do projeto Água Legal na região, onde mais de mil ligações já foram regularizadas. Moradores enfrentam agora um processo mais acessível, porém a medida chega após prejuízos significativos ao sistema de abastecimento. A governadora Celina Leão destacou a importância da ação para restaurar a dignidade das famílias, mas o tom da iniciativa reflete a necessidade urgente de corrigir falhas antigas.
A ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui
Celina Leão
Resistência e adesão da comunidade
O presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, afirmou que a união entre GDF, Administração da Fercal e a empresa permitiu avanços concretos. A comunidade aceitou as propostas, mas o esforço conjunto expõe a gravidade do problema de saneamento básico que ainda afeta a região. O objetivo declarado inclui universalizar o acesso, reduzir perdas e combater o desperdício, metas que permanecem distantes diante do volume de irregularidades acumuladas.
O GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações
Luis Antonio Reis
Os ajustes visam proporcionar dignidade às famílias, porém evidenciam que a regularização tardia não elimina de imediato os impactos negativos sobre o abastecimento e o bolso dos usuários da Tarifa Social.